Sludge do Líquido Aminiótico

?Adanir I, et al. escreveram um artigo interessante no J Matern Fetal Neonatal Med. 2018 sobre sludge do líquido amniótico. Segue o resumo:

?O objetivo do estudo é determinar a prevalência e significado clínico da presença do sludge do líquido amniótico em pacientes assintomáticas com alto risco de parto prematuro espontâneo, prospectivamente.

?MATERIAL E MÉTODOS: Em nosso estudo, 99 pacientes com alto risco de parto prematuro espontâneo foram avaliados quanto à presença de sludge líquido amniótico com ultrassonografia transvaginal às 20-22, 26-28 e 32-34 semanas de gestação, prospectivamente; entre agosto de 2009 e outubro de 2010 no Hospital Universitário de Hacettepe. E esses pacientes foram acompanhados até final da gravidez e puerpério para avaliação dos resultados maternos e perinatais

?RESULTADOS: ?A prevalência de sludge líquido amniótico na população estudada foi de 19,6% (18/92) ?As taxas de parto prematuro espontâneo em <37 semanas de gestação foram 66,7% (12/18), nos pacientes com sludge e 27,0% (20/74) nos pacientes sem sludge ?Pacientes com sludge apresentaram maior taxa de parto prematuro espontâneo (p = 0,002) ?Uma proporção maior de neonatos nascidos de pacientes com sludge do líquido amniótico tinha uma morbidade neonatal (50% (9/18) vs. 24,3% (18/74), p = 0,044) e morreu no período perinatal, (p = 0,013) do que as nascidas de pacientes sem sludge ?Quando combinamos sludge e comprimento cervical (CL) (<25 mm) e o usamos como teste de triagem para identificar mulheres em risco de parto prematuro; capturou mais mulheres com parto prematuro, (p = 0,000) ?Enquanto a sensibilidade do lodo foi de 37,5%, e a sensibilidade do CL foi de 34%, a sensibilidade do “sludge positivo ou CL ?25 mm” foi de 56% para o nascimento prematuro (NPT) no grupo de alto risco.

?CONCLUSÕES: ?A prevalência de sludgelíquido amniótico é de 19,6% e sludge é um fator de risco independente para parto prematuro espontâneo entre os pacientes assintomáticos de alto risco para o parto prematuro espontâneo ?O NPT é, de longe, a principal causa de mortalidade infantil, e a prevenção do trabalho desparro prematuro tem sido uma meta ilusória ?Quando o sludge foi adicionado à triagem, podemos detectar mais casos de NPT