Fator V de Leiden

Factor V Leiden

Jody L Kujovich , MD

Professor Assistente de Medicina, Divisão de Hematologia e Oncologia Médica Oregon Health and Science University Portland, Oregon ude.usho@hcivojuk

Última atualização: 4 de janeiro de 2018 .

Características clínicas.

A trombofilia Fator V Leiden é caracterizada por uma fraca resposta anticoagulante à proteína C ativada (PCa) e um risco aumentado de tromboembolismo venoso (TEV). A trombose venosa profunda (TVP) é a TEV mais comum, sendo as pernas o sítio mais comum. A trombose em locais incomuns é menos comum. A evidência sugere que a heterozigosidade para a variante de Leiden tem, no máximo, um efeito modesto sobre o risco de trombose recorrente após o tratamento inicial de uma primeira TEV. É improvável que a trombofilia do fator V Leiden (ie, heterocigosidade ou homozigoticidade para a variante de Leiden) é um fator importante que contribui para a perda da gravidez e outros desfechos adversos da gravidez (pré-eclâmpsia, restrição do crescimento fetal e desprendimento da placenta). A expressão clínica da trombofilia de Leiden do fator V é influenciada pelo seguinte:

O número de variantes de Leiden (heterozigotos têm um risco ligeiramente aumentado de trombose venosa, os homozigotos apresentam um risco trombótico muito maior)

Distúrbios trombofílicos genéticos conviventes, que têm um efeito supra-aditivo no risco trombótico geral

Distúrbios trombofílicos adquiridos: síndroma de anticorpos antifosfolipídicos (APLA), hemoglobinúria paroxística noturna, distúrbios mieloproliferativos e níveis aumentados de fatores de coagulação

Fatores de risco circunssivos, incluindo mas não limitado a gravidez, cateteres venosos centrais, viagens, contraceptivo oral combinado (COC) e outros anticoncepcionais combinados, terapia de reposição hormonal oral (TRH), moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs), obesidade, lesão nas pernas e idade avançada

Diagnóstico / teste.

A trombofilia do Factor V Leiden é suspeita em indivíduos com história de tromboembolismo venoso (TEV) manifestados como trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar, especialmente em mulheres com história de TEV durante a gravidez ou em associação com o uso de anticonceptivos contendo estrogênio, e em indivíduos com história pessoal ou familiar de trombose recorrente. O diagnóstico de trombofilia de Leiden do fator V é estabelecido em uma probanda por identificação de uma variante heterozigótica ou homozigóticac.1691G> A (referida como variante V de Leiden F5 em F5 , o fator V codificador de genes em conjunto com testes de coagulação tais como o teste de resistência à APC.

Gestão.

Tratamento das manifestações: a primeira trombose aguda é tratada de acordo com as diretrizes padrão. A duração da terapia de anticoagulação oral deve basear-se em uma avaliação dos riscos para a recorrência de TEV e hemorragia relacionada com anticoagulantes.

Prevenção de manifestações primárias: na ausência de história de trombose, a anticoagulação profilática de longo prazo não é rotineiramente recomendada para heterozigotos assintomáticos de Leiden. Um curto curso de anticoagulação profilática quando fatores de risco circunstantes estão presentes pode prevenir a trombose inicial em heterozigotos variáveis ??de Leiden.

Vigilância: reavaliação periódica de indivíduos em anticoagulação de longo prazo para avaliar riscos (sangramento) versus benefícios.

Agentes / circunstâncias a serem evitadas:

As mulheres heterozigotas para a variante Leiden e uma história de TEV devem evitar a contracepção contendo estrógeno e TRH.

As mulheres homozigéticas para a variante Leiden com ou sem TEV prévia devem evitar a contracepção contendo estrógeno e TRH.

Enquanto as mulheres assintomáticas heterozigotas para a variante de Leiden devem ser aconselhadas a considerar formas alternativas de contracepção e controle de sintomas da menopausa, aqueles que escolhem o uso de:

Os contraceptivos orais devem evitar a terceira geração e outras progestágenos com maior risco trombótico.

HRT de curto prazo para sintomas de menopausa severa deve evitar formulações orais.

Avaliação de parentes em risco: Embora o estado genético de membros aparentemente assintomáticos em risco de família possa ser estabelecido usando testes genéticos moleculares , as indicações para o teste de membros da família em risco não estão resolvidas. Na ausência de evidências de que a identificação precoce da variante de Leiden leva a intervenções que podem reduzir a morbidade ou a mortalidade, as decisões relativas ao teste devem ser feitas individualmente. No entanto, se os resultados forem susceptíveis de afectar a gestão, o esclarecimento do estado da variante de Leiden pode ser indicado em parentes do sexo feminino em risco considerando a contracepção hormonal ou a gravidez ou em famílias com uma forte história de trombose venosa recorrente em uma idade jovem.

Aconselhamento genético.

A trombofilia Factor V Leiden (ie, predisposição ao desenvolvimento de trombose venosa) é herdada de forma autossômica dominante . Homozygosity para a variante de Leiden (e um risco muito maior de trombose venosa) são herdados de forma autossômica recessiva . Devido à alta prevalência do alelo do factor V Leiden na população em geral, o estado genético de ambos os pais e / ou o parceiro reprodutor de um indivíduo afetado precisa ser avaliado antes que informações sobre riscos potenciais para irmãos ou descendentes possam ser fornecidas. Uma vez que a variante de Leiden tenha sido identificada em um membro da família, testes pré-natal para gravidez com risco aumentado e diagnóstico genético pré – implantaçãoe possivel. Podem existir diferenças de perspectiva entre os profissionais da medicina e as famílias quanto ao uso do teste pré-natal, particularmente se o teste estiver sendo considerado para fins de término da gravidez e não o diagnóstico precoce dessa mudança genética, o que é comum na população geral e está predispondo para, mas não preditivo, trombose.