Atividade Física nas Mulheres após a Menopausa!

?Experts das Sociedades Espanholas de Menopausa, de Cardiologia e Federação Espanhola de Medicina do Esporte elaboraram um documento de consenso sobre atividade física na mulher pós-menopausada, tendo em vista os inúmeros benefícios da atividade física para esta faixa etária e consoante os graus de evidência científica.

?Exercícios Físicos (EF) têm uma influência positiva sobre a saúde óssea sendo mais evidente quando os métodos de EF combinados são utilizados, embora EF sem impacto também melhoram o equilíbrio e diminuem o risco de quedas (2B)

?EF correspondem a principal estratégia para prevenir e tratar a sarcopenia e os seus efeitos de aumento de massa muscular e função, melhorando a flexibilidade, equilíbrio e função física; e corrigindo incapacidade (2C).

?EF reduzem o risco de doença cardiovascular na mulher menopausada (2B)

?Ambos os EF aeróbicos e de força podem parcial ou totalmente combater às mudanças associadas à síndrome metabólica em mulheres na pós-menopausa sedentárias (inflamação sistêmica crônica, estresse oxidativo, o tecido adiposo visceral abdominal e dislipidemia) – 2B

?EF estão relacionados inversamente com os níveis de demência e aumentam a função cognitiva na mulher da meia-idade

?EF reduzem a dor osteoarticular nas mulheres pós-menopausadas portadoras de fibromialgia ou câncer de mama

?A menopausa tornou-se um período durante o qual muitas mulheres aproveitam a oportunidade para modificar seu estilo de vida através da adoção de ações de prevenção, incluindo um “estilo de vida saudável”, que incluem uma alimentação saudável, PE regular, e manutenção de uma família ativa e da vida social. Todas estas ações melhoram a qualidade de vida relacionada à saúde (2C)

?A recomendação dos EF deve ser extendido a todas as mulheres na pós-menopausa, independentemente do estado de saúde, sem a necessidade de exames complementares, exceto quando moderada ou alta intensidade de PE é prescrito

?HIIT, Pilates e treinamento de resistência / repetição parecem ser os EF mais adequados porque se assemelham de perto o ritmo da vida moderna e fornecem benefícios adicionais (ou seja, melhorar a magra, força e equilíbrio) – 2C

? Link para a pesquisa: https://goo.gl/wUj7hr.

#ginecologiaintegrativa #consultoriodrglauciusnascimento [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]